O que é Telepatologia?
A telepatologia oferece a possibilidade de consultas totalmente a distância. Ela permite uma troca direta de informações microscópicas entre especialistas através do uso de um dispositivo conectado a internet. A Telemicroscopia, não se trata somente de criar imagens digitais de uma preparação microscópica, mas de uma visualização conjunta ao vivo e do processamento de amostras. Isso é feito com a ajuda da tecnologia digital, por meio da transmissão de uma imagem microscópica ao vivo para um monitor.
Quais são os componentes da telemicroscopia?
Tipos de telepatologia
Os dois tipos principais de sistemas telepatológicos são:
- Sistemas baseados em imagem
- Sistemas em tempo real
Os sistemas baseados em imagens estáticas são os mais fáceis de usar e mais baratos dos tipos citados. No entanto, eles não podem capturar tanta informação quanto os outros sistemas.
O sistema de Microscópio Slide Scanner em tempo real permite o controle e visualização total da lâmina. O Patologista pode operar o dispositivo totalmente a distância, podendo ajustar a ampliação, o campo de visão, a iluminação e o foco conforme a necessidade diretamente de um computador conectado a internet.
A imagem ao vivo pode ser transmitida para um monitor de computador do patologista. Um microfone em cada lado da interação permite que o patologista se comunique com a pessoa que está colocando as lâminas no microscópio.
Conexão com a Internet
Para que a Telemicroscopia seja possível, todas as partes que desejam participar de uma “conferência” devem ter um computador com acesso estável à Internet. Para que a conexão à Internet permaneça estável, não haja interrupções e os grandes arquivos de imagem possam ser transmitidos com boa qualidade.
Computador e monitor
O desempenho do computador transmissor é de enorme importância. Este não só deve ser capaz de processar as imagens microscópicas digitais, mas também de transmiti-las. O software de streaming compacta as imagens antes de serem transmitidas. Isso só é possível com um computador de alto desempenho.
Portanto, o computador deve ter memória interna suficiente, um processador potente e uma boa placa de vídeo. Só assim é possível garantir que o software de controle do microscópio e a transmissão da imagem com o auxílio do streamer funcionem sem problemas.
O computador do destinatário não precisa ser tão poderoso. Uma vez que descompactar as imagens por meio do software de streaming não é tão intensivo em termos de computação. Mesmo ao usar a função remota, o microscópio ainda é controlado pelo computador transmissor.
O monitor desempenha um papel importante em ambos os lados, transmissor e receptor, no que diz respeito à qualidade da imagem microscópica transmitida. O seguinte se aplica aqui: A resolução da tela deve ser pelo menos tão alta quanto a resolução da imagem da câmera.
Como é feita a qualidade da imagem na telemicroscopia?
A qualidade da imagem é influenciada por todos os componentes da telemicroscopia. Desde a câmera com a qual a imagem microscópica é gravada até a resolução da tela e o software de streaming até a velocidade da Internet.
Todos esses fatores influenciam uns aos outros. A ilustração a seguir tem como objetivo esclarecer como os componentes individuais afetam a qualidade da imagem final.
Que possibilidades a telemicroscopia oferece em comparação com a microscopia analógica?
Desafios da microscopia convencional | Possibilidades da telemicroscopia | Areas de aplicação |
---|---|---|
A amostra só pode ser analisada em um lugar de cada vez | Cooperação rapida. Todas as partes podem ver a amostra simultaneamente ao vivo | - Pesquisa científica - Pesquisa clínica |
A apresentação ao vivo é limitada pela localização | A apresentação ao vivo é possível independente da localização | - Pesquisa científica - Pesquisa clínica |
Para poder trabalhar junto ao microscópio, todos devem estar reunidos em um só lugar. O equipamento também deve ser fornecido | Aulas ao vivo na tela, os alunos podem controlar o microscópio de casa | Ensino, treinamento e educação continuada |
Que dispositivos permitem a telemicroscopia?
É possível ser feito a transmissão de imagem ao vivo com um microscópio convencional juntamente de uma câmera científica, como por exemplo o nosso microscópio biológico O500R equipado com uma câmera 4k UHD:
A transmissão de imagem ao vivo pode ser feita de forma profissional com um microscópio digital scanner, como por exemplo nosso dispositivo M8:
Você gostaria de saber mais sobre telemicroscopia e nossas soluções?
Teremos o maior prazer em aconselhá-lo individualmente e pessoalmente. Envie-nos os seus dados de contacto através do formulário abaixo e iremos contactá-lo o mais brevemente possível.